As melhores universidades do mundo abrem as portas da excelência ao oferecer na rede cursos inteiros de graça. Nasce uma novidade que já começa a revolucionar o ensino: a sala de aula global e a metodologia MOOCS – Massive Open Online Courses.
REPORTAGEM DA REVISTA VEJA:
Sobre a temática Moocs, a revista Veja – Ed. 2341, de 02/10/2013, publicou a matéria com o título de “A um clique do saber”, escrita por Mônica Weinberg, de São Francisco (EUA) e Nathália Butti (SP). A reportagem referiu-se, em especial, sobre o Prof. Michael J. Sandel, 60 anos – autor de best-sellers e professor de filosofia em Harvard, arrasta multidões a auditórios do mundo todo. Tamanho é o alvoroço quando ele está em cena que, depois de uma palestra em Seul, os organizadores tiveram até de acionar uma equipe de guarda-costas para conduzi-lo ao carro.
OS PROFESSORES GLOBAIS:
Michael J. Sandel (ver imagem acima – clique p/ ampliar) e outros figurões da docência são a face mais visível de uma onda que tem a força do tsunami Internet, para escancarar definitivamente as portas da excelência. A novidade atende pelo nome de Moocs – Massive Open Online Courses, os cursos on-line gratuitos de universidades do primeiríssimo time que vêm se disseminando e atraindo à rede milhões de pessoas do mundo inteiro em busca do saber mais elevado. De uns tempos para cá, não é mais preciso viajar à Ásia ou freqüentar Harvard para ver o Prof. Sandel em ação. Na verdade, não é necessário sair de casa, nem desembolsar um tostão, para assistir a seu disputadíssimo curso: “Justiça” [VÍDEO]; em que ele debate os mais intricados dilemas éticos. Está tudo na internet, e mais: Sandel reserva uma hora por semana para responder, em tempo real, às dúvidas que chovem na web e já formou classes globais em que professor e aluno se falavam via telões e tablets. “Atraí mais estudantes em 2012 do que em meus trinta anos de Harvard”, comentou o professor.MOOCS E A APRENDIZAGEM ON-LINE:
Foi na década de 90 que a internet finalmente entrou em cena, descortinando pouco a pouco à humanidade uma nova dimensão de acesso às informações e à produção de conhecimento. A idéia de que um bom ensino não deve se limitar a hora e lugar é tão velha quanto o alvorecer dos cursos por correspondência, no século XIX, sucedidos pelos programas educacionais de rádio, depois pelos de TV e a atualmente pelas tecnologias EaD. Muitas dúvidas recaem ainda sobre como a rede pode pavimentar de forma decisiva a trilha da qualidade, mas é fato que já abriu horizontes a muita gente que, sem ela, não teria a chance de seguir estudando e galgando degraus. Mais de 15% dos universitários brasileiros estão hoje matriculados na modalidade de ensino superior a distância, em que quase tudo é on-Iine. Suas trajetórias se dividem entre antes e depois da internet.- Tagged: Cursos On Line, EaD, Harvard, Internet na Educação, Investimentos na Educação, Michael Sandel, Mônica Weinberg, Moocs, Nathália Butti, Revista Veja, video
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários