jul
Imprensa, o quarto poder, que aqui no Brasil entrou numa maré marrom desde 1990. Nos países do primeiro mundo, também existe a chamada “Imprensa Marrom”; que no passado era uns 40% e que de 2017 p/ cá tem aumentado este % no conjunto imprensa (… lembremos o caso Trump, nos EUA). No nosso caso – Brasil, arrisco dizer que 80% de nossa imprensa (escrita, rádios e TV) praticam este estilo jornalístico comercial e sensacionalista, que denominamos marrom. pois a cor lembra m… !?
Imprensa no Brasil – uma visão simplificada:
1) CONCESSÕES PÚBLICAS: Nossas empresas de mídia, excetuando os jornais e a internet, são concessões do Estado e, assim sendo, há fortes e constantes influências políticas; 2) GOVERNO JÁ FOI O MAIOR ANUNCIANTE: aqui está uma questão comercial que certamente causa um impacto direto na linha editorial, na programação e, no geral, corrompe o trabalho da imprensa e dos profissionais sérios; e 3) O FATOR POLÍTICA NA MÍDIA: as fortes ideologias que sempre marcaram os Governos do Brasil e mais recentemente do PT, associado às razões acima citadas, são grandes responsáveis pelo tom sombrio e marrom de nossa imprensa.
Imprensa e seu poder sistêmico:
Existe um paralelo entre a colonização do Brasil e a implantação da mídia eletrônica. Da mesma forma que o nosso território foi loteado em capitanias hereditárias doadas a determinadas famílias, há hoje um loteamento da mídia escrita, falada e televisada entre algumas famílias. O coronelismo tradicional se definia pelo poder e autoridade dos proprietários das terras no controle politico e o outro moderno consiste na posse da mídia eletrônica a serviço de bens de capital, estabelecendo estreita relação entre ambos. Grandes jornais são adquiridos por empresas fabricantes de armas, logo as últimas guerras mostraram que a primeira vítima das batalhas é a verdade. A mídia influi diretamente nas famílias e em várias instâncias da sociedade. A construção da democracia em qualquer país passa necessariamente pela democratização da mídia em sua relação com a sociedade, caso contrário estaremos fadados a nos rendermos ao seu papel de quarto poder, lesivo aos interesses das pessoas e da cidadania.
A política e os políticos trabalham com um material especial, que é a credibilidade. Um capital simbólico. Ora, a mídia é o meio de produção desse capital, tanto para construí-lo, como para destruí-lo, como é o caso dos escândalos políticos. Quando se fala em mídia como quarto poder é necessário ressaltar, de imediato, que esse assim chamado poder está entre aspas e pode ser um poder usurpado. Isso por que esse poder que a mídia se atribui não lhe foi conferido pelo povo, origem do poder legítimo nas sociedades democráticas. Leia mais !
- Tagged: Imprensa, Imprensa Livre, Imprensa Marrom
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários