Há alguns meses, após ler o livro “Mentes Perigosas: O psicopata mora ao Lado”, escrito pela Ana Beatriz Barbosa Silva – psiquiatra, palestrante e escritora brasileira – o tema chamou-me atenção por conta da seguinte afirmação da autora: “Quando pensamos em psicopatia, logo nos vem à mente um sujeito com cara de mau, …
PERFIL DO PSICOPATA ORGANIZACIONAL:
A autora diz o seguinte: “Quando pensamos em psicopatia, logo nos vem à mente um sujeito com cara de mau, truculento, de aparência descuidada, pinta de assassino e desvios comportamentais tão óbvios que poderíamos reconhecê-lo sem pestanejar. Isso é um grande equívoco! Para os desavisados, reconhecê-los não é uma tarefa tão fácil quanto se imagina. Os psicopatas enganam e representam muitíssimo bem”. No livro “Mentes Perigosas”, a pesquisadora e autora discorre sobre pessoas frias, manipuladoras, transgressoras de regras sociais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão ou culpa.PSICOPATAS SÃO PREDADORES SOCIAIS:
Esses “predadores sociais” com aparência humana estão por aí, misturados conosco, incógnitos, infiltrados em todos os setores sociais. São homens, mulheres, de qualquer raça, credo ou nível social. Trabalham, estudam, fazem carreiras, se casam, têm filhos, mas definitivamente não são como a maioria da população: aquelas a quem chamaríamos de “pessoas do bem”. Eles podem arruinar empresas e famílias, provocar intrigas, destruir sonhos, mas não matam. E, exatamente por isso, permanecem por muito tempo ou até uma vida inteira sem serem descobertos ou diagnosticados. Por serem charmosos, eloqüentes, “inteligentes” e sedutores costumam não levantar a menor suspeita de quem realmente são. Visam apenas o benefício próprio, almejam o poder e o status, engordam ilicitamente suas contas bancárias, são mentirosos contumazes, parasitas, chefes tiranos, pedófilos, líderes natos da maldade.E VOCÊ TRABALHA COM ALGUM PSICOPATA ?
A inspiração final para este Post ocorreu recentemente, após o Portal UOL publicar um artigo interessante com o nome de: Você trabalha com um psicopata? Reconheça os sinais e evite problemas – contendo explicações e auto-testes simples que podem ser úteis à muitos – [TOP ANEXO] . Geralmente, quando os psicopatas são percebidos, já causaram danos ao ambiente de trabalho, deixando funcionários amedrontados, com autoestima baixa e sem coragem de dar um basta. Segundo a jornalista Katia Deutner da UOL: “Uma característica marcante nos psicopatas é provocar piedade nas pessoas. Eles fazem um jogo no qual todos são levados a sentir pena deles. É uma forma de manipulação que apela para a solidariedade. São autoconfiantes e arrogantes em excesso.”- Tagged: Ana Beatriz Barbosa Silva, Katia Deutner, Mentes Perigosas, profissionais psicopatas, Psicopatas, psicopatas nas empresas, psicopatas organizacionais, Top Anexo, UOL, Você trabalha com um psicopata?
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários