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O presente Post: ´Gestão de Pessoas: 24 Dicas´ está sendo escrito numa era de “Falência Motivacional no Trabalho” no mundo e, principalmente, no Brasil. As pessoas estão com uma sensação de negatividade, que acaba repercutindo como tristeza em suas vidas, desempenho profissional e nas carreiras.
O presidente mundial da Renault, o Brasileiro Carlos Ghosn, o homem que tirou um Nissan da falência; diz o seguinte: “Uma coisa que faz uma diferença é a motivação. Se você perder a motivação, aos poucos você perde tudo.” E, usando uma afirmação de H. Ford, complementa dizendo: “Se você pensa que pode ou pensa que não pode, de qualquer forma você estará certo”. Uma empresa nunca quebra hoje. Quebra cinco anos antes. Não é falência financeira é falência motivacional. ´Os motivados enxergam oportunidades nas dificuldades … Os desmotivados enxergam dificuldades nas oportunidades !´
As 24 Dicas estão organizadas em conjuntos de 6 imagens (4 Grupos) e, abaixo de cada conjunto, há um breve resumo explicativo.
GESTÃO – 24 DICAS QUE FAZEM TODA A DIFERENÇA
Se você é o Líder, exerça corretamente sua autoridade, eduque os seus subordinados sobre os perigos de iniciar e espalhar boatos. As fofocas estão entre as causas mais comuns de negatividade no local de trabalho, uma vez que desencadeiam pensamentos negativos sobre outras pessoas e ajudam a afetar negativamente o trabalho e as relações interpessoais. É sempre bom ter um plano de anti-negatividade, ou seja, tentar pensar em situações que possam gerar situações negativas e atuar proativamente e c/ antecedência, sobre como responder a elas. Não é o caso de previsão do futuro, mas acompanhar às equipes, planejar cenários produtivos / agradáveis, ou seja, estar preparado para lidar com as situações negativas e/ou conflitos quando surgirem. Na maior parte do tempo os problemas no local de trabalho surgem porque os empregados não têm um bom e eficiente canal comunicação com a gestão. Com a implementação de um “Programa de Caixa de Sugestões”, os funcionários podem expressar-se livremente, assim, o Líder pode determinar quais as questões que precisam ser abordadas. É bom ter uma atividade colaborativa (Ex.: dinâmicas de Grupo, palestra, treinamentos, etc…) que ajudem o desenvolvimento e amadurecimento da equipe / pessoas, pelo menos uma vez a cada 6 meses. Essas atividades não só irão dar-lhes algum senso de diversão, mas também irão promover o equilíbrio entre a vida profissional e fazer com que se sintam valorizados. Evite ficar constantemente numa posição defensiva, isto ocorre em ambientes de trabalho onde há concorrência e confrontos entre os colegas. Esta realidade causa stress e afeta “muito a saúde físico-mental” do trabalhador, são casos difíceis mas que precisam da ação do gestor. Se alguém diz algo negativo, evite tornar-se demasiado defensivo. Ouça o que é dito e, se há mérito na declaração, aja em conformidade. No entanto, se a declaração não tiver mérito, não deixe que isso o afete demais. E, assim, quando confrontado com uma situação muito estressante e sente que está prestes a perder o controle e a ceder a emoções negativas, saia e esfrie um pouco. Faça uma caminhada, até pelo fato que a caminhada reduz a quantidade de produtos químicos de estresse no seu corpo, também o impede de agir sob forte emoção evitando muitos dissabores presentes e futuros. Muitas pessoas ainda não sabem que, além de nos manter em forma, o exercício também ajuda a diminuir o nível de produtos químicos de estresse no nosso corpo. Fazer atividades aeróbicas permite que o corpo lide melhor com as emoções negativas, uma vez que ajuda a produzir endorfinas de boa sensação. Quando algo mau acontecer, tente manter as coisas em perspectiva e evitar o desejo de tornar a situação maior do que o que ela realmente é. Às vezes, uma pessoa engana-se e faz com que uma situação seja pior ao remoer sobre ela. Isso é desnecessário e resulta em muito estresse indesejado. Em vez disso, tente pensar em soluções para o problema e, para tanto, aplique qualquer um dos 24 conselhos desta lista. E, para finalizar, vamos lembrar que as “Pessoas positivas fazem … enquanto os negativos reclamam”. A escolha entre ser uma pessoa saudável ou não; otimista ou pessimista, é de cada ser humano. Também é sua a escolha de construir a estrada em que irá trilhar. E, segundo Carlos Ghosn, 82% das melhores empresas do mundo vieram de “absolutamente nada”, da garra de seu fundador e do compromisso de suas equipes de trabalho que acreditaram no seu talento. Saiba mais !- Tagged: Carlos Ghosn, Equipe de Alto Desempenho, fofocas, gestao, Gestão de Pessoas, Henry Ford, liderança, Motivação, negatividade
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