Para a Educação do Futuro, a melhor notícia é que o modelo é mais fácil de replicar em grande escala do q o tradicional, assim atestam o Prof. Manoel Dantas – Presidente do CLICKIDEIA, no Brasil; assim como a Dra. Dianne Tavenner, diretora executiva e co-fundadora das escolas Summit, nos EUA. Uma escola com salas sem paredes como as de empresas de tecnologia e em que os professores não dão aulas consegue preparar todos os seus alunos para entrar e ficar quatro anos na faculdade. Com a ajuda da tecnologia, os professores são liberados de várias tarefas e podem se dedicar mais aos alunos. Aqui no Brasil a Rede do ClickIdeia só cresce, tal como na Califórnia – a Rede de escolas charter (que funcionam c/ verba do Gov. + doações) Summit. Enfim, segundo os educadores especializados, a tecnologia livra os professores “de tarefas” operacionais para uma “atenção mais integral” ao aluno.
Aprender e ensinar com foco na educação híbrida
A integração cada vez maior entre sala de aula e ambientes virtuais é fundamental para abrir a escola para o mundo e trazer o mundo para dentro da escola, é o que nos diz José Moran; pesquisador e orientador de Projetos Educacionais Inovadores com metodologias ativas em cursos presenciais e online. Segundo ele, a educação é um processo muito rico, complexo e dinâmico, no qual participamos ao longo da vida como aprendizes e ensinantes de forma intercalada e ininterrupta. É humanista, porque feita entre pessoas, em ambientes formais e informais, ao vivo ou offline, que nos ajudam a construir percursos pessoais que nos realizem em todas as dimensões. A sociedade é educadora e aprendiz ao mesmo tempo. Todos os espaços e instituições educam – transmitem ideias, valores normas – e ao mesmo tempo, aprendem, embora na escola o façamos de forma mais intencional e organizada. A educação não se esgota na escola. A sociedade educa através da família, grupos, organizações, mídias. Todos somos corresponsáveis pelo sucesso ou fracasso educativo individual e coletivo. A educação formal organiza uma parte desse processo mais amplo, que é o ensino de conteúdos, habilidades, competências e valores importantes para o país, para a transmissão da cultura passada e orientar para escolhas pessoais e profissionais futuras. A educação escolar precisa ser cada vez mais inovadora, porque estamos numa fase de transição: ainda não saímos do modelo industrial (embora mantenhamos muitas de suas estruturas organizacionais e mentais) nem chegamos ao modelo da sociedade do conhecimento, embora parcialmente incorporemos alguns dos seus valores e expectativas.
Notícias sobre: “A Tecnologia e as Escolas”
Recomendo a leitura do Blog “Último Segundo”, do IG, do qual destacamos quatro notícias que, certamente, são importantes a todos os interessados em uma Nova Educação para os cidadãos brasileiros de todas as idades. Curtam abaixo: …
– CLICKIDEIA = Melhoria dos processos de ensino-aprendizagem nas escolas – Recursos Educacionais Abertos podem globalizar a educação – Conheça os conceitos que vão mudar a escola e o aprendizado – Sem barreiras p/ o conhecimento, vídeo-aulas se multiplicam na Web- Tagged: clickideia, Dianne Tavenner, Educação do Futuro, educação híbrida, escolas Summit, IG, José Moran, Manoel Dantas, Recursos Educacionais Abertos, USP
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários