Dilemas em Projetos, Produtos e Serviços é nossa análise sobre uma problemática universal e muito atual. A globalização certamente agravou este dilema. Aqui no Brasil e, em várias partes do mundo, o “efeito china” – baixo preços x baixa qualidade; fez com que muito produtos e serviços sofressem uma grande descontinuidade em preço, demanda e qualidade. Preço x Prazo x Qualidade – O famoso trio de conceitos é vastamente conhecido no universo dos prestadores de serviço. Destes três, na maioria esmagadora das vezes conseguimos alcançar apenas dois. Se o serviço é barato e realizado em um prazo muito apertado, a qualidade possivelmente é ruim. Se o preço é baixo e a qualidade excelente, provavelmente irá demorar um pouco mais na entrega. Se o serviço é excelente e entregue em um prazo apertado, provavelmente o preço será alto. E por que isto ocorre? Será que é má vontade de seu fornecedor?
Dilemas: análise e reflexões
Seja por meio de clubes de assinatura, produtos inéditos ou serviços digitais e sob demanda, companhias como P&G, Ambev, Itaú, Visa, Bradesco, Cyrela e Anima, que fazem parte do ranking das 1.000 maiores empresas de AS MELHORES DA DINHEIRO e faturam globalmente o equivalente a R$ 386 bilhões, estão mudando a forma de se relacionar com os seus clientes. Se antes desenvolviam produtos e depois criavam a demanda para esses lançamentos, agora essas companhias buscam analisar os problemas dos clientes para criar novas soluções para eles. “As empresas estão entendendo que a experiência do usuário é tão importante quanto a qualidade do produto”, diz Reynaldo Saad, sócio-líder para a indústria de bens de consumo e produtos industriais da consultoria Deloitte. “É o q se chama de Indústria 4.0 – as empresas devem estar sempre em um patamar à frente da concorrência.” E é exatamente o que a P&G vem buscando com os seus programas de inovação. Iniciado há seis meses por Carvalho, a meta do “Inovar para Crescer” é estimular os funcionários internos a trazer soluções vistas em startups. Saiba +++
Todos buscamos, na vida pessoal e profissional, produtos e serviços de qualidade. A grande questão é que em produtos físicos, a qualidade é mais palpável, você consegue sentir a diferença e isto justifica a discrepância do preço. Um carro popular ou uma Ferrari, uma pizza congelada ou a de uma pizzaria tradicional, uma casa de madeira ou de concreto… Em todos estes casos conseguimos sentir, quase sem sombra de dúvidas (afinal gosto é gosto, talvez alguém no mundo prefira um fusca a uma Lamborghini) qual é o melhor produto. E o preço elevado se justifica por essa diferença de qualidade, afinal a matéria prima para a construção de uma casa de concreto, a fabricação de um carro de luxo e a confecção de uma pizza de qualidade é diferente. Já em serviços esta percepção pode ser um pouco mais difícil. As diferenças qualitativas, no momento da compra, podem passar desapercebidas, ainda mais se você, contratante, não conhece a fundo o serviço contratado. Manter uma equipe de ponta, extremamente capacitada, certificada, com equipamento atualizado, motivada a dar o seu melhor para o cliente acarreta, inevitavelmente, em um custo operacional elevado, o que, por consequência, afetará o preço final. Por isto, torna-se fundamental, antes da contratação de qualquer serviço para a sua empresa, a pesquisa de reputação das vendedoras, como atendem seus clientes, como será o pós-venda, se você conseguirá utilizar todas as suas potencialidades, se o produto comporta possíveis mudanças e adaptações futuras entre tantos outros pontos a se considerar que merecem uma pesquisa caprichosa e metódica. Saiba +++.
Por ser uma área relativamente nova na cultura empresarial brasileira, e também no campo educacional, a gerência de projetos é um papel assumido por profissionais com formações diversas. Profissionais de Engenharia, Administração, Marketing, Arquitetura, Tecnologia da Informação, entre outras formações, podem assumir o cargo de gestor de projetos. Mas qual será a verdadeira formação essencial ao Gerente de Projetos? O cargo de gestor de projetos pode ser assumido por profissionais de formações diversas, – conforme dito no início deste post. No entanto, conforme for evoluindo na carreira, – e dependendo da maturidade da empresa em gestão de projetos – o gerente de projetos poderá assumir uma posição de gerente de portfólio ou até de gerente do escritório de projetos (PMO). Agora que sabemos que um gerente de projetos é oriundo de várias áreas de graduação, confira às 7 Habilidades Essenciais, caso tenha o interesse de se tornar um. Saiba +++
Confiram em nosso Blog outros dois Posts que tb. abordam à questão Gerência de Projetos com suas técnicas e os vários dilemas inerentes de gestão: PROJETOS DE TECNOLOGIA COM KM e GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS.
- Tagged: administradores.com.br, Ambev, Anima, Bradesco, Cyrela, Dilemas, Gerência de Projetos, Itaú, KM, P&G, PMO, Reynaldo Saad, Visa
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
1
Não há comentários