Compartilhando Vivência e Saberes é nossa análise crítica sobre o contexto da Educação Escolar e Acadêmica no Brasil. Seja no âmbito de crianças / jovens, ou mesmo adultos; o excesso de ideologias e o formalismo das grades curriculares excessivas, não propiciam tempo para q os bons professores possam criar “momentos lúdicos de compartilhamento de vivências”, com enriquecimento e transformação mútua (aluno x professor). Nos últimos tempos, a Educação no Brasil emerge nos discursos políticos como meio de mobilização no contexto das transformações sociais, tornando-se necessárias possíveis mudanças no contexto escolar. Esses discursos sinalizam à importância de se compreender a educação na dinâmica de transformações do movimento político, econômico, cultural e social; ocorridas no país e no mundo. Sendo que esse movimento exige um perfil humano participativo, que transforma e é transformado no contexto de suas relações sociais.
Compartilhando Vivências e Saberes – Reflexões
1) Compartilhando Vivências e Saberes na Escola: … exemplo do Colégio Santa Maria / SP A escola se constitui em um espaço que, para além de adquirir saberes, configura-se antes como ambiente fértil para consolidação das relações humanas tão fundamentais para efetivação da aprendizagem. Os momentos de socialização do Colégio Santa Maria, têm ampliado o repertório das crianças e também seu conhecimento de mundo, visto que cada relato contribui para que conheçamos mutuamente uns aos outros nas suas singularidades e características únicas, ocasiões que viabilizam o amadurecimento e a ampliação das capacidades autônomas de cada criança. O compartilhamento das vivências permites ainda aprimorar valores como respeito, tolerância, ética, cidadania e propicia a difusão de comportamentos como aprender a ouvir e falar no momento oportuno, aceitar as regras construídas pelo grupo. Saiba +++ .
2) Compartilhando Vivências lúdicas: Uma experiência no Projeto de Extensão “brincando de dialogando”: … A proposta deste estudo se insere em uma experiência realizada no Projeto de Extensão “Brincando e Dialogando”. Parte-se da premissa de q a construção de saberes não é uma relação linear, acreditamos, pelo contrário, em uma prática pedagógica, na qual os saberes são construídos de forma coletiva e compartilhada com todos/as envolvidos/as no processo. Assim, iniciamos as atividades valorizando os saberes que os/as educandos/as participantes do projeto trazem acerca de suas experiências lúdicas propondo a abertura ao diálogo a partir da pergunta: “Do que vocês gostam de brincar?”. Saiba +++ .
3) Educação Transformadora: … Compartilhando Vivência e Saberes, foram inúmeros os Posts q publicamos sobre a importância da Educação, da qualidade do Ensino no Brasil e do papel estratégico da Educação. Pois, como cidadãos brasileiros, todos devemos apoiar as iniciativas que busquem a melhoria do Ensino e da Educação em nosso país. Saiba +++ .
Para finalizar, vale lembrar que o Japão transforma seus anciões (pessoas da 3a. Idade) em mestres e professores de jovens, adolescentes e adultos; enriquecendo assim o compartilhamento de vivências e saberes. O Brasil aposenta e inativa a maioria destas pessoas, que certamente MUITO poderiam contribuir, como voluntários ou profissionais, p/ a melhoria da Qualidade de nosso ensino de jovens e adultos.
- Tagged: Colégio Santa Maria, Compartilhando, Compartilhar, Conviver, Denise Aparecida CORRÊA, dialógica, Edgar Morin, Educação, Educação Transformadora, educadores, Fernando FURUSHIMA, Japão, lúdicas, pedagogia, Rego, Saberes, Vivências
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários