Muitos de nós ainda não sabe que, nos EUA, na Europa e na Ásia, estão começando a serem abertas Clínicas para o tratamento do vício em internet, em games, Vício em Celular / Smartphone e em outras inovações do século XXI que estão a impactar o bem viver de jovens e adultos de todas as partes do mundo. No Brasil agora é que pais e professores estão despertando para esta dependência, este verdadeiro vício em celular, internet, Facebook, Instagram e outros aplicativos.
SINTOMAS DE VÍCIO EM CELULAR
Na grande maioria das pesquisas que estudamos, identificamos 5 sintomas maiores e mais comuns: #1. Necessidade constante de monitorar o aparelho na busca de informações, e-mails e envio de torpedos / SMS para amigo(a), namorado(a), familiares entre outras relações; #2. Criação de uma relação afetiva com o Smartphone e dificuldade de interagir ou estabelecer relações com pessoas; #3. Desinteresse e alienação com as coisas do cotidiano, mesmo que isto seja uma aula ou conversa com os familiares (pais, irmãos, …), por exemplo; #4. Sentir falta do aparelho por perto (inclusive durante as refeições, dentro do quarto, na cama), gera uma sensação de ansiedade, angústia e carência; e #5. Sentimento de conexão, poder e onipresença – segundo a psicóloga Daniela Romão Dias – professora da PUC/Rio, relata que a conexão 24 horas acabou com a separação entre mundo profissional e pessoal. Segundo ela, a “sensação de ter o mundo às mãos é irresistível, é uma concorrência desleal com a realidade”. A resultante dos 5 sintomas acima, é que o viciado em celular /smartphone é visto como uma pessoa: mal educada, anti-social e até arrogante aos olhos de amigos, parentes e parceiros.ALGUMAS DICAS DE COMO SE LIVRAR DO VÍCIO EM CELULAR
#1. Reassuma o controle sobre seu corpo, sua mente e sua vida; #2. Crie um disciplina quanto às horas de ligar / desligar o celular; #3. Coloque o celular em modo silencioso em almoços, reuniões e aulas e retorne a ligação depois. Sob nenhuma hipótese atenda. #4. Compreenda que você, sua saúde, sua paz interior e suas relações interpessoais, são os reais valores da vida; #5. Lembre-se: o Smartphone não é um órgão do seu corpo – é um bem durável. Um produto da tecnologia moderna. #6. Também recomendamos a leitura dos Top Anexos, abaixo, no final deste Post. Os conceitos presentes nos Posts citados (abaixo) e em nosso eBook, ajudam a resgatar as boas práticas de caráter social, emocional e de relações humanas; junto as pessoas impactadas pela excessiva dependência tecnológica, a qual estamos denominando de vício.UM POUCO DO CONTEXTO DO VÍCIO EM CELULAR
Cerca de 2/3 dos estudantes dos níveis primário e secundário usam Smartphone atualmente, e 8% deles correm o risco ficarem dependentes do dispositivo, indicou pesquisa divulgada em Seul, Coreia do Sul, em 2012. E a realidade por aqui, não foge muito destes números. Segundo pesquisa, em comparação aos viciados em internet, há o dobro de estudantes dependentes de Smartphone. Para prevenir o risco de mais jovens ficarem viciados aos aparelhos, o escritório de Educação do governo coreano planeja realizar pesquisas anualmente e promover ações educativas para o uso moderado dos dispositivos. O estudo foi realizado com cerca de 1,45 milhão de estudantes, que estão cursando os equivalentes a Ensino Fundamental e Médio. O resultado mostrou que o percentual de estudantes que passam mais de 5 horas conectados ao Smartphone tende a aumentar conforme os jovens vão mudando de grau escolar. Entre os entrevistados, 45% disseram usar o dispositivo entre 1 e 3 horas diárias; 27% declarou usar menos de 1 hora por dia; 18% admitiram se conectar ao aparelho entre 3 e 5 horas; e 10% relataram usar o Smartphone durante mais de 5 horas por dia. A maioria dos estudantes falaram que usam o dispositivo para conversar em aplicativos de mensagens instantâneas. Outros usos populares são mensagens SMS, ligações, reprodução de música, pesquisa de informações na internet e jogos. Os jovens do grupo de alto risco apresentam sintomas de abstinência de uso de Smartphone e dificuldades na rotina diária – muitos apresentam dificuldades nos estudos ou na vida social. Alguns deles se comunicam somente através de dispositivos, e outros ainda apresentam ansiedade quando privados de acesso ao aparelho e a maioria revela que perdem horas de sono por conta deste vício.[ TOP ANEXOS ]:
+ 10 Dicas para cuidar o corpo e da mente + 5 Atitudes para um vida feliz + Sono e Qualidade de Vida + Angústias e aflições do Homem Moderno- Tagged: Como se livrar do vício de celular, Como se livrar do vício em celular, Daniela Romão Dias, vicio em aparelho celular, vício em celular, vicio em smartphones, vício em telefone celular
- 2
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
É muito triste ver seu filho se acabar usando descontroladamente o celular. A vida resume num quarto sentado numa cadeira de frente ao computador ou celular. Dias após dias…
A vida passa, e eles não percebem que estão deixando as coisas boas da juventude passar. O vício do celular fecha os olhos para a natureza, convivência familiar, estudos e Deus.
Você tem toda a razão cara Andrea.
E é por isso que nos países do 1. mundo (EUA, Inglaterra e outros vários da Europa, Japão, etc…) contam com Clínicas especializadas em tratar este “vício real”, tal com o álcool e outras drogas.
Com a experiência de pai (2) e agora como avô, minha dica é investir o máximo na relação interpessoal com o(s) filho(s) e criar convívios familiares agradáveis, que superem os ambientes lúdicos dos jogos, do Facebook, etc …
Agora esta prática tem de começar com a criança, pois para os adolescentes e jovens já viciados, terá e ter apoio psicológico especializado, artes, religião ou outra forma de conquista da atenção e das emoções.
Recomendo ainda o Post: http://escolatrabalhoevida.com.br/5-dicas-educar-os-filhos-era-digital/
Abraços e boa sorte !
Sergio Kappel