24
jun
jun
Como otimizar o cérebro ? Uma pergunta relevante que os “6 achados da neurociência que são úteis para a carreira”, interessante artigo que nos revela que a lógica de trabalho do nosso sistema nervoso pode influenciar muitas de nossas atitudes e entendê-las pode ser útil ao desenvolvimento pessoal e profissional. É a Neurociência promovendo a otimização do cérebro e, assim, alavancando as pessoas e suas carreiras.
NEUROCIÊNCIAS – OTIMIZAR O CÉREBRO:
Os cientistas que tentam desenvolver soluções para prevenir ou curar doenças degenerativas não são os únicos a usufruir das descobertas da neurociência. Começa a ganhar corpo no Brasil o chamado neurocoaching, prática que alia as técnicas de coaching com o estudo de como o cérebro funciona. Segundo Carla Tieppo, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e pesquisadora na área de neurociências, em artigo publicado na revista Exame / Maio 2013 – neste novo conceito, a lógica de trabalho do nosso sistema nervoso pode influenciar muitas de nossas atitudes e entendê-la pode ser útil para o desenvolvimento pessoal na Vida e no Trabalho. A importância do treino, os mecanismos que levam ao stress e até a necessidade de ter boas noites de sono são algumas das pontes possíveis que a neurociência pode fazer com sua carreira.6 DICAS PARA OTIMIZAR O CÉREBRO:
Confiram as dicas: 1) Durma bem: Passar dias e noites insones para tirar um projeto do papel ou cumprir um prazo, além de cansativo, pode prejudicar seu desempenho. Dormir, segundo a especialista, aumenta a capacidade de memorização, atenção e concentração; 2) Não descarte as emoções: Engana-se quem pensa que, na hora de decisões profissionais, o que você sente deve ser colocado de escanteio. De acordo com a especialista, quando bem gerenciadas, as emoções podem ser guias valiosos para as escolhas; 3) Desenvolva (bons) hábitos: A excelência em suas atividades profissionais só será conquistada se você treinar. “Ela não vem por um passe de mágica”, diz a especialista. “Você só vai ser disciplinado se todo dia de manhã se comprometer com a disciplina”; 4) Ame o seu trabalho (ou crie um sistema de recompensas): Os autores de auto-ajuda estão certos quando sugerem que pessoas bem sucedidas são apaixonadas pelo próprio trabalho. “A motivação é a base emocional que provoca o comportamento”, diz. “O aumento da dopamina faz com que seu sistema seja guiado para a ação”, diz C. Tieppo; 5) Estabeleça metas possíveis: Todo mundo, em medidas diferentes, tem problemas e desafios. Quando conseguem encará-los e solucioná-los, “estas pessoas se tornam heróis das próprias vidas. Elas chegam em casa cansados mas recompensados”, descreve Carla; e 6) Pratique exercícios físicos: “Os exercícios físicos desafiam seu corpo, estimulam a recuperação (você sente fome e sono). Eles ajudam até a aumentar a sua capacidade cognitiva porque elevam o suprimento sanguíneo para o cérebro”, enumera a especialista. Sobre esta questão veja mais detalhes no [TOP ANEXO] abaixo. Sobre”stress” nas organizações, nas carreiras e competitividade do mundo moderno, já publicamos inúmeros Post´s. Pesquisem-os na lupa, na capa do Blog !TOP ANEXO:
+ ARTIGO EXAME: 6 achados da_neurociências_que são úteis à carreira- Tagged: Atitudes, Carla Tieppo, carreira, Comportamentos, Fac. de Ciências Médicas da Sta. Casa de SP, Gestão de Pessoas, Neurociência, revista Exame, Stress, Talita Abrantes, Tecnoestresse, Vida & Carreira
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários