Simuladores e jogos são um tema muito atual e está a requerer toda nossa atenção para seus efeitos que se, por um lado podem ser muito positivos, há também um enorme potencial negativo que estimula a violência e tem sido acusados como embriões de muitos crimes e até doenças neurológicas.
SIMULADORES E JOGOS – INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS:
Mas aqui nosso foco será uma avaliação dos jogos pelo lado positivo e da aprendizagem, pois de acordo com inúmeros estudos, jogos de vídeo e na internet ajudam a estimular a chamada “Inteligência Múltipla” das pessoas (Teoria de H. Gardner). De acordo com Howard Gardner, psicólogo, pesquisador e professor da Universidade de Harvard, cada pessoa tem, no mínimo, oito inteligências ou habilidades cognitivas. Naturalmente, cada pessoa acaba por desenvolver, de forma mais acentuada, alguma ou algumas inteligências mais do que outras. Esta teoria é conhecida como Teoria das Inteligências Múltiplas e está forçando educadores e pais a observarem as diferentes capacidades das crianças e jovens e estimularem a mente de uma nova maneira.SIMULADORES E JOGOS – E A APRENDIZAGEM:
E não podemos deixar de frisar o valor dos simuladores, que já se consagraram no treinamento de astronautas, pilotos de avião e F1 e a cada via ganham mais espaço na nossa sociedade na formação de médicos, preparação de motoristas nas auto-escolas e treinamento de policiais e forças de segurança – http://www.simulogica.com.br/ . Diversos estudos realizados na América Latina, defendem os benefícios dos jogos de vídeo, como DDTank e outros jogos online, por terem excelentes ferramentas educacionais. Além de estimular a boa percepção visual e a rapidez de reflexos, contribuem para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, criatividade, atenção, motivação e concentração dos jovens – clique na imagem acima (+ detalhes).O PODER DOS SIMULADORES E JOGOS NA FISIOTERAPIA:
A prática dos jogos é, sem dúvida, uma das melhores maneiras de desenvolver a sincronização olho/braço. Um outro estudo demonstrou que existe uma relação estreita entre a rapidez da percepção visual e o rendimento intelectual e motor; este é o nicho de negócios da empresa Fisiogames – http://www.fisiogames.com/portal/SIMULADORES E JOGOS – COMPETIÇÃO X COOPERAÇÃO:
E para encerrar este Post é importante alertar para a questão do tipo de jogo, que pode ser: competitivo ou cooperativo. Estes últimos são certamente mais adequados a aprendizagem e ao desenvolvimento cognitivo e espírito de equipe; enquanto os competitivos tem seu valor no desenvolvimento dos reflexos, habilidades motoras e no espírito competitivo. No evento Campus Party teve o EducaParty, debatedores discutiram o uso de games como uma ferramenta para a melhoria do aprendizado – http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/noticias/novo-aliado-250397-1.asp . No [VÍDEO] – http://goo.gl/iteWNW – há uma entrevista do UOL Mais sobre o tema.- Tagged: Aprendizagem, Campus Party, City Ville, DDTank, EducaParty, Fisiogames, Inteligência Múltipla, Jogos da Internet, Jogos em vídeo, Simuladores Inteligentes, Simulógica, SuperMário, Teoria de Howard Gardner, TV UOL, UOL Mais, video
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