A arrogância e ignorância dos homens frente a natureza é gigantesca; um verdadeiro “ecocídio” que o filósofo Mário Sergio Cortella chamou de “biocídio”. Ocorre em todas as partes do mundo, sendo a China com seus recordes de crescimento acima de 8% ao ano, junto com os EUA (que nunca assinam os Tratados em pról da natureza) os campeões do efeito estufa.
O PENSADOR PIERRE WEIL:
Recomendo pesquisarem sobre a Hipótese de Gaia ou o Ponto de Irreversibilidade – uma das teorias deste francês radicado no Brasil, fundador e reitor da Universidade da Paz, em Brasília. Ele não está mais sozinho hoje, mas em 1994 quando assisti sua palestra de Belo Horizonte ele era uma voz solitária em defesa do planeta Terra. Lembro de sua preocupação com a chegada do Ponto de Irreversibilidade, uma reação em cadeia que só para quando o planeta voltar ao seu novo equilíbrio. Ele falava em no máximo 20 anos (2014) se o ritmo do progresso humano continuasse nos níveis da época. Creio que em 2011, já podemos sentir os primeiros efeitos (terremotos, inundações, tsunami no Japão, etc …).
NATUREZA DEVASTADA:
Duas notícias muito recentes inspiraram este POST: a primeira publicada na UOL em 25/12, no link com o título de – ‘Laboratório vivo’, oásis mexicano http://operamundi.uol.com.br/conteudo/reportagens/18737/laboratorio+vivo+oasis+mexicano+corre+o+risco+de+desaparecer.shtml – fala de um ecossistema no México que corre risco de desaparecer por conta do mau uso da água … “Esta é a nossa única janela para entender o passado do planeta, porque a vida emergiu aqui, e nós não estamos cuidando dela como deveríamos”, disse à IPS , Valeria Souza, uma pesquisadora do instituto de ecologia da UNAM. “Em vez de tentar entender como o ecossistema funciona, as autoridades têm se dedicado a explorá-lo e a extrair o máximo que podem, em troca de nada”, queixou-se ela. A outra De 21/12 que tem a Monsanto e os transgênicos como protagonistas, fica aquele sentimento amargo do envenenamento alimentar, via manipulação genética. Sim porque a ativista indiana Vandana Shiva, vencedora do Prêmio Nobel Alternativo, fala disto e participou dos protestos em Washington. Ela luta há anos contra a Monsanto e menciona o relatório O rei dos GMOs está nú, publicado por sua organização Navdanya International em outubro deste ano. Segundo o documento, a Monsanto prometeria aos agricultores na Índia colheitas muito mais altas do que as citadas por Buckingham e não conseguiria manter essa promessa. Shiva diz que as sementes geneticamente modificadas não aumentaram as colheitas e que a afirmação de que menos químicos são necessários não é verdade. Afora o fato de que como a semente da Monsanto é patenteada, os agricultores só podem utilizá-la para um plantio.
BRASIL COM VÁRIOS PROJETOS NÃO-SUSTENTÁVEIS:
Ppor aqui, afora as questões do derramamento de óleo na Bacia de Campos, o impacto ambiental da Usina Belo Monte, da transposição das Águas do São Francisco, da derrubada de árvores no Serrado e na Amazônia para dar lugar a soja e/ou gado; vamos caminhando a passos largos para o citado “Ecocídio” do título do Post (cliquem na imagem acima para ampliar). Tenho procurado expressar opiniões apolíticas, como um cidadão do mundo preocupado com tantos equívocos cometidos contra a natureza que, em total desarmonia, já está buscando seu equilíbrio sistêmico, reage na forma de desastres naturais em várias partes do planeta – catástrofes lamentáveis.
- Tagged: Alfredo Santos Jr., Amazônia, Chefe Seattle, Chevron, DW - World.de, Ecocídio, ecossistema amazônico, FEA-USP, Gaia, GMO, Índia, manipulação genética, México, Monsanto, Natureza, Oásis Mexicano, Opera Mundi, Petróleo, Pierre Weil, Prêmio Nobel Alternativo, Transgênicos, twitter, UNAM, UOL, Usina de Belo Monte, Vale de Cuatrociénegas, Valéria Souza, Vandana Shiva
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários