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“Mude a cultura de sua empresa e vença o jogo !” A obra de Roger Connors e Tom Smith resume bem o espírito aventureiro, ousado e empreendedor que todo líder de negócios deve ter. A liderança e o empreendedorismo são alavancas humanas que movem as organizações e garantem o sucesso nos negócios. Já a CULTURA é o que dá as pessoas um senso de como se comportar e o que convém ser feito. Trata-se do modus operante da empresa. É a cola social e normativa que segura a organização unida em seus valores, ideias sociais e nas crenças que os membros da organização compartilham.
CULTURA EMPRESARIAL – LIVRO “MUDE A CULTURA”:
“Mude a cultura de sua empresa e vença o jogo !” , livro lançado pela editora Campus Elsevier, é um misto de administração, relações públicas e psicologia empresarial, os autores apresentam o modelo da “Pirâmide de Resultados”, onde utilizam uma metodologia simples e eficiente para estabilizar as ações e rapidamente partir para mudanças significativas visando uma cultura organizada e prestativa, que trará os resultados esperados.
CULTURA EMPRESARIAL – MAIS DETALHES DO LIVRO:
No anexo, apresentamos um PDF com um super resumo que fiz do bom livro de Roger Connors e Tom Smith. Os autores chamam a atenção para a questão da criação de uma cultura organizacional em que as pessoas abracem sua responsabilização umas em relação às outras e em relação à organização deve ocupar posição de destaque em qualquer esforço p/ criar uma mudança organizacional bem–sucedida. Sem a responsabilização, o processo de mudança logo se deteriora. Os autores afirmam ainda que: “Infelizmente, em muitas organizações a responsabilização tornou-se algo que acontece com você quando as coisas dão errado. Esse tipo de responsabilização nunca é eficaz. Contudo, a verdadeira responsabilização, conseguida por meio de um processo passo a passo comprovado, faz as coisas darem certo” – [TOP ANEXO].
CULTURA EMPRESARIAL – UMA QUESTÃO ESSENCIAL:
Assim, segundo os autores, a verdadeira responsabilização, irá ajudá-lo em sua busca para alcançar os resultados organizacionais superiores. Longe de ser uma punição por erros e fracassos cometidos, ela é um princípio poderoso, positivo e potencializador que compõem os alicerces sobre os quais você pode construir tanto o sucesso individual quanto o organizacional. É uma opção, muito menos um modismo. É uma exigência básica no atual ambiente de negócios complexo e de mudanças rápidas. A forma como nos responsabilizamos mutuamente define a natureza de nossos relacionamentos profissionais: a forma como interagimos, o que esperamos um do outro e como “fazemos as coisas por aqui”.
Políticas e Programas de apoio às PMEs – PDF- Tagged: Cultura de Responsabilização, Cultura empresarial, editora Campus Elsevier, livraria da Folha, psicologia organizacional, Roger Connors, Tom Smith
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