jul
Educação – Análises Críticas é um Post que trata de um tema vital para o país. Quanto mais lemos e assistimos sobre as idéias o filósofo e educador brasileiro Mário S. Cortella, mais admiramos sua didática, suas idéias, suas análises e sua vasta cultura. Este post está bastante baseado em artigos de acadêmicos da Educação e, principalmente, num artigo de Nov.2016, da revista “Crescer”, da Globo – onde a jornalista formulou 8 questões inteligentes e relevantes sobre a questão: “Educação Atual e suas Problemáticas”. Segundo Cortella: “Não é só a educação dos filhos q é necessária, mas a dos pais também”. Para o filósofo, estamos vivendo a 1a. geração que testemunha mudanças de paradigmas tão velozes. E é natural que os pais se sintam perdidos. Então, afinal, qual o segredo para não ficar ultrapassado na educação dos filhos?
EDUCAÇÃO – Considerações Importantes: …
“A novidade não é a mudança no mundo, é a velocidade da mudança.” Foi assim que o filósofo Mário Sérgio Cortella, professor há 42 anos, pai e avô, abriu a palestra Novos Tempos, Novos Paradigmas, que aconteceu em S. Paulo, no fim de setembro 2016. Diante de uma plateia hipnotizada pelo vozeirão com sotaque sulista e pela naturalidade em tratar temas complexos sem firulas, ele deixou claro que o grande desafio da atualidade é acompanhar as transformações para não ficar para trás. Sim, estamos vivendo um tempo de reviravoltas sem precedentes: na tecnologia, no trabalho, nas relações. Nesse contexto, mudar não é apenas imprescindível, mas inevitável. Principalmente quando se fala em educação. Saiba +++ .
A) Transformação da educação escolar e sua influência na Sociedade Atual – Vivenciamos um modelo de escola que foi se configurando, no Brasil, influenciado pelas dimensões política, econômica, histórica e social, delineando, em cada época e em cada momento histórico, a forma como o processo de ensino e de aprendizagem deve ser proporcionado pela instituição escolar, o que insinua uma prática pedagógica permeada por diferentes visões de sociedade, homem, educação, escola, ensino e aprendizagem. Sob este ponto de vista, neste artigo apresentamos parte da Dissertação de Mestrado intitulada: Uma possibilidade p/ a superação das dificuldades na aprendizagem da linguagem escrita: o texto e sua reescrita, a qual trata do ensino e da aprendiz. da linguagem escrita por meio da produção e reescrita de textos no 1o. ano / Ensino Fundam. Trabalho que demanda o redimensionamento da prática pedagógica dos professores, bem como a forma como a escola proporciona a aprendiz. p/ os alunos. Saiba +.
B) Educação e Transformação na Sociedade – [ D. Pereira da Silveira ] … “A escola é uma instituição social que trabalha na formação do sujeito para a cidadania.” Este artigo tem como finalidade compreender a organização escolar enquanto instituição social, possibilitando uma reflexão sobre o papel da educação ao longo da história. Surgem a partir dessas reflexões as tendências, cada uma buscando resolver os problemas. E ainda, traz a visão de alguns teóricos como Cortella, Santomé, Saviani, Giroux…, dando suas contribuições sobre a Educação e Transformação na Sociedade, bem como, provocando o leitor a repensar constantemente suas práticas e ações na busca pela transformação social que deve primeiramente acontecer em si mesmo. Saiba +++ .
C) Gamificação p/ Ensinar Conceitos Escolares Básicos – Muitos educadores têm avaliado positivamente o uso de jogos educativos como ferramentas de ensino. Embora seja comum utilizar tais jogos em disciplinas como Física e Matemática, no Colégio Sepam, localizado em Ponta Grossa, no Paraná, foram as aulas de educação física que ganharam esses fortes aliados. O coordenador de educação física do colégio, Luiz Marcelo de Lara, foi o responsável por implementar a iniciativa na instituição. “Eu faço doutorado na UTFPR, aqui em Ponta Grossa, e em uma das disciplinas foi trabalhado esse tema de Gamificação. Cada aluno teve como desafio tentar aliar a utilização de jogos eletrônicos com a sua área, que no meu caso é a Educação Física.” Saiba +++ .
Outros 5 Posts nossos abordam esta temática sobre outros olhares: … “Educação: 7 Saberes do Futuro” , “Sementes do Futuro – Crianças” , “Educação Transformadora” , “Educação do Futuro: A Tecnologia nas Escolas” e “Atratividade nos Ambientes de Ensino” .
- Tagged: #CidadaniaAtiva, 07 SET, Abril, cidadania, Colégio Sepam, Deijanete Pereira da Silveira, Edgar Morin, Editora Globo, Educação no Brasil, Educar para Crescer, Eliane Scardovelli, era do Conhecimento, Gamificação, Giroux, Luiz Marcelo de Lara, Mário Sergio Cortella, revista "Crescer", Santomé, Saviani, Semana da Pátria
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários