Autoconhecimento: Chave para a Vida é reflexão em prol de vidas saudáveis, felizes e realizadas. Muitos vivem a reboque das circunstâncias cotidianas, outras pessoas NÃO se comunicam bem e, assim, vivem na miopia de seus Planos-de-Vida e há ainda outros acreditam em vida fácil, dinheiro fácil, etc… Aqui cabem 4 alertas que de certa forma desconstroem algumas crenças urbanas / humanas equivocadas: 1) Para quem não sabe o que quer da vida, assume qualquer papel. Assim é quase impossível ser protagonista da própria vida! ; 2) Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve ou é bom ?! … bússola interna ; 3) Quem não planeja um futuro colhe um destino! ; e 4) O sucesso é ser feliz. Afirmação e título de livro do psicólogo Roberto Shinyashiki, uma visão que não necessariamente está associada ao um despojamento material e financeiro como parece ser numa análise rápida (… este será tema de uma das reflexões abaixo).
Autoconhecimento é portanto um processo que possibilita a elevação da nossa maturidade emocional. O aumento da maturidade emocional conduz à redução do sofrimento psíquico. Menos dor, mais alegria. É uma temática que há milênios desafia os homens. Tudo iniciou-se em sintonia com a antiga e famosa frase / orientação do filósofo Sócrates – 470 a.c., inscrita na entrada do famoso oráculo de Delfos : “Conhece-te a ti mesmo !” .
Autoconhecimento: 5 Dicas Essenciais
Dica 1 – Felicidade é uma questão interna: Saber SER será vital neste séc. XXI. Ou seja, a ansiedade e o sofrimento poderiam ser evitados se soubéssemos como não nos afastarmos de nós mesmos. Aceitar tudo exatamente como é, em sua totalidade, sem preconceitos ou polarização. Precisamos impedir que um pensamento negativo tome conta da mente, trocando-o por um pensamento positivo. Esta é uma reação mais inteligente pois quanto mais tentamos fugir dos nossas sombras (fantasmas), mas elas nos perseguem. Saiba +++ .
Dica 2 – Ressignificar a Vida: Artigo que trata da reforma pessoal íntima, que todos precisamos fazer; a fim de que se possa enfrentar à forte aceleração de mudanças em curso no séc. XXI. Há necessidade de ressignificar a maioria das áreas da nossa vida pessoal, social, psicológica, profissional e econômica. Isto sem contar às questões ligadas a natureza, a ecologia e a geo-política. A ressignificação é um método que permite às pessoas atribuir novo significado aos acontecimentos de suas vidas, através da mudança de sua visão de mundo. Mas, certamente, tudo inicia-se em sintonia com a antiga e famosa frase: “Conhece-te a ti mesmo !”. Saiba +++
Dica 3 – Autoconhecimento: O que é ? Como alcançar o seu ? O autoconhecimento nada mais é do que uma investigação sobre si próprio. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si e, consequentemente, um ser humano melhor. Em outras palavras, é a nossa capacidade de olhar para dentro e saber exatamente quais são as virtudes e os defeitos, as forças e as fraquezas. Isso acontece não como quem julga, mas como quem aceita e faz o possível para se tornar melhor a cada dia. Significa fazer um mapeamento interno completo e, a partir dele, perceber quais devem ser nossas ações e onde elas vão nos levar. Enfim, autoconhecimento, é compreender cada detalhe que se passa em nós mesmos, sejam pensamentos, emoções e mesmo anseios. É fazer de você mesmo a sua própria bússola. Saiba ++1 .. Saiba ++2 .
Dica 4 – Conquistar a Paz e o Sentido da Vida: Duas metas humanas universais. Qualquer pessoa jovem, adulta ou madura; tem no seu íntimo estes desejos. O grau de sucesso no atingimento destas conquistas – destas metas pessoais, tem impacto direto na felicidade e no bem estar psicológico / emocional interno. Roberto Shinyashiki já escreveu o livro “O Sucesso é ser Feliz” e vários outros, que certamente nos ajudam na conquista da paz e do sentido da vida. Paz de espírito é estar em paz com o nosso “Ser” interior quanto nas nossas inter-relações humanas. Saiba +++ .
Dica 5 – O que você quer ser quando crescer ? A palavra ‘paixão’, será um mantra no século XXI. Ou seja, quem não tiver paixão, que é algo alguns degraus acima da motivação, não estará dentro dos Top 10 em sua empresa, dentre os Top 100 em sua profissão ou não será uma pessoa 100% feliz e plenamente realizada. Aqui cabe uma reflexão sobre os significados do “Ser” e do “Ter”. Segundo Erich Fromm: “No modo de Ter, quem aprende conserva o conteúdo do aprendizado na memória ou anotações. Assim no modo de Ser, o indivíduo produz ou cria sempre algo novo”. No próprio processo produtivo está a potência do significado do Ser. Saiba +++ .
No artigo: “Autoconhecimento 2 – Evolução Emocional” você encontrará um complemento deste Post, nos alertando para a importância de elevação da nossa maturidade emocional.
- Tagged: Autoconhecimento, bússolas, Delfos, Erich Fromm, Felicidade, Paixão, Propósito, Resignificar, Roberto Shinyashiki, Sócrates
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários