nov
Novas Fronteiras do Conhecimento é um post focado nas questões de ciência, tecnologia e inovações disruptivas. Vale ressaltar que a inovação disruptiva tem como objetivo quebrar paradigmas existentes e criar novos nichos de mercado, permitindo que as organizações tenham sucesso em áreas antes não exploradas. Entretanto para termos um ambiente propício à inovações – quer sejam elas incrementais mas especialmente disruptivas. É preciso que busquemos nas Metodologias de Gestão do Conhecimento (KM), meios para criar, armazenar, disseminar, transmitir e compartilhar conhecimentos relevantes ao planejamento e à tomada de decisões. E aqui, nos referimos não só há informações tecnológicas mas também as que tratam das questões: modelo de negócio, fontes de fomento, marketing, gestão de Projeto, equipe(s), etc … , citando apenas algumas questões estratégicas principais.
Novas Fronteiras do Conhecimento: reflexões
Há significativa diferença entre a inovação disruptiva e a incremental. A inovação incremental não tem por hábito romper paradigmas e lançar-se de imediato em novos mercados, o que já é o caso da disruptiva que tende a inserir a empresas em novos mercados, fora de sua história e tradição, visando algo novo e que garanta um salto quântico da Startup ou a perpetuidade de uma organização tradicional. Ou seja, total compromisso com uma nova idéia, com um novo projeto, com um novo Mind Set. Evolução exponencial na disrupção, enquanto a inovação incremental uma série de pequenas melhorias ou atualizações nos produtos, serviços, processos ou métodos existentes. São inovações sustentáveis que ajudam as empresas a permanecer no jogo, mas não geram, necessariamente, um grande impacto. Vale ressaltar que vários estudos e pesquisas criam níveis de gradação entre os Parâmetros da Inovação que envolvem projetos Radicais, Incrementais e Disruptivos (imagem acima).
A) Inovação x Empreendedorismo: Empreendedores estão sempre à procura de novas maneiras de alavancar a tecnologia existente ou criar um mercado de produtos ou serviços totalmente novo. Assim, inovação e adaptabilidade são a força vital de todo negócio ou organização de sucesso. Inovação é um termo relativo, que é definido de forma diferente por líderes empresariais e autores, mas um produto ou serviço inovador deve atender três princípios básicos: ser único no mercado, beneficiar o consumidor e gerar valor para os stakeholders. Diversos são os motivos que estimulam empresas à inovação, seja buscar eficiência na utilização dos recursos produtivos, reduzir os custos dos processos, ganhar espaço ou mesmo garantir a sobrevivência no mercado competitivo. Saiba +++ .
B) 14º Congresso KM Brasil: Sobre a temática Inovação Disruptiva, cinco alunos e professores da Pós-Graduação da UFSC, realizaram pesquisa, escreveram e apresentaram, em Set. / 2018, o interessante artigo: “Inovação Disruptiva e a Gestão do Conhecimento: Uma Revisão Sistemática”. A pergunta-chave pesquisada foi: “Qual vínculo a literatura apresenta entre a inovação disruptiva e a gestão do conhecimento?” Saiba +++ .
C) Gerenciamento Inteligente Multiplataforma: Phantosys, é uma tecnologia disruptiva pensando-se em gerencia e segurança de grandes redes em universidades e escolas, porque vai muito além da tecnologia IDV – Intelligent Desktop Virtualization. Saiba +++ .
- Tagged: #CidadaniaAtiva, #gestaoebt, conhecimento, Disruptivos, EBT´s, Empreendedores, Empreendedorismo, IDV, Incrementais, Inovação Disruptiva, Inovação Incremental, Intelligent Desktop Virtualization, KM Brasil, Mind Set, Multiplataforma, Novas, Phantosys, Pós-Graduação UFSC, Projetos, Radicais, Startup
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários