Atores e Figurantes Empresariais é reflexão pós “Reforma Trabalhista” (entre aspas), com terceirizações em larga escala. Como nossas escolas e universidades não estão qualificando nossos jovens nas áreas de: empreendedorismo, gestão e negócios; no Brasil atual, está criando-se uma classe de trabalhadores com perfil de figurante empresarial. Atores consideramos àquelas poucas pessoas que conseguem criar e implementar Projetos que estejam dentro do script planejado para sua vida: da sua real vocação. O que percebemos, cada vez mais, no mercado empresarial do sul do Brasil, onde atuamos, é uma redução drástica no número de atores com um aumento exponencial do número de figurantes. Cabem como exemplos: motoristas de Uber, atendentes de Call Centers, atendentes de lojas e lanchonetes de shopping, etc … todos estão sendo rebocados por modelos de negócios exógenos e globais.
Atores e Figurantes Empresariais – reflexões: ..
Sobre o texto introdutório acima, cabe ressaltar que na nossa abordagem resumida, não estão inclusos pessoas / profissionais liberais e/ou com formação superior em profissões regulares como administ.s, engenheiros, … . É importante lembrar que, a exemplo do teatro, cinema e televisão, há atores protagonistas e coadjuvantes; ou seja, no mundo das pequenas, médias e grandes empresas também há, relativamente, um menor número de atores denominados protagonistas (sócios, diretores, …) em relação aos coadjuvantes (gerentes, supervisores, …). Sempre haverá um número muito maior de figurantes que, pela meritocracia, podem mudar de papel por motivação, desempenho e competência. E, dentro do contexto da globalização (abaixo), o Brasil é nitidamente um coadjuvante, quiçá até um figurante.
1) Scripts de Vida: Buscamos alertar para uma realidade que poucos conhecem; de que a vida segue um plano oculto desde o início – chamado de nosso “script” pessoal. Por tal razão podemos compará-la a um filme, que segue um roteiro em cada detalhe e determina como esta vida terminará. Assim Script é um plano de vida baseado em escolhas e decisões que limitam ou ampliam a habilidade do indivíduo resolver problemas; e se relacionar de forma positiva com as pessoas e as situações cotidianas. Saibam +++ .
2) Efeitos da Globalização no Brasil: Em nosso país podemos dizer que, entre os Gov.s do Collor (1990) e da Dilma (2017), houve um escancaramento e não uma abertura do mercado aos produtos e serviços estrangeiros. Resultado 1: Milhares de empresas fechadas, adquiridas ou privatizadas. Resultado 2: Milhões de postos de trabalho eliminados, reduzidos ou substituídos por automação em larga escala. Idalberto Chiavenato em seu livro: “Administração nos Novos Tempos” (pág. 99) reflete sobre os efeitos e as consequências da globalização e faz a pergunta: E quem ganha mais com isso tudo? E responde dizendo que: “… é evidente que a globalização da economia favorece os países mais desenvolvidos, pois possuem melhor tecnologia, maiores recursos e estabilidade econômica permanente. Além da capacidade de produzir em larga escala e por um preço mais reduzido superior à dos países emergentes”. Continua sua análise ressaltando que, em contrapartida, os países desenvolvidos padecem de um custo de mão-de-obra maior e de uma estrutura de estado voltada ao bem estar social que é mais onerosa que a dos países emergentes, embora mais eficaz e mantenedora de mercado interno. Ives Gandra da Silva Martins lembra que, na globalização, as relações econômicas superam os controles e barreiras dos países numa incessante busca de produzir melhor a um custo menor em qualquer parte do mundo. Como os mercados se velocidade ainda maior do que a capacidade de produção mundial, muito embora menor do que a capacidade de absorção da mão-de-obra emergente, há espaço temporal para que o crescimento desses mercados continue acelerado. Saibam +++.
3- Globalização e Invisibilidade do Poder: São 12 itens dos quais os dois primeiros são: 1) Os donos do poder não são os políticos. Estes são apenas instrumentos dos verdadeiros donos do poder; 2) O verdadeiro exercício do poder é invisível. O que vemos, na verdade, é a construção planejada de uma narrativa fantasiosa com aparência de realidade para criar a sensação de participação consciente dos cidadãos. Saibam +++ .
4- Piratas em “Águas” Brasileiras privatizadas: É um Post com um título metafórico para fatos graves no dia-a-dia da vida no Brasil, a exemplo dos 13 milhões de desempregados. Três questões rondam nosso imaginário e comprometem a saúde e a paz de espírito, nossa e de milhões de cidadãos. Saibam +++ .
- Tagged: #CidadaniaAtiva, Atores, Brasil, figurantes, globalização, Idalberto Chiavenato, Ives Gandra da Silva Martins, poder, privatização
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários