abr
Saber Ser é vital neste século XXI que se inicia com muitas sinalizações sobre problemas na saúde mental e física. Os últimos anos do séc. XX e nos primeiros anos de século atual atingimos o ápice da Era do Ter mas, de 2012 para cá, temos notado nítidos sinais de esgotamento deste modelo mental e estilo de vida. Nossa intuição e vivência indicam que dos tempos atuais até 2030 o “Saber Ser” será muito evidenciado. Em 1982, em sua música “Tempos Modernos”, o autor antecipou idéias / reflexões que 30 anos depois, estamos aqui citando. Percebam 3 estrofes desta interessante música: “Eu vejo a vida melhor no futuro. Eu vejo isso por cima de um muro, de hipocrisia que insiste em nos rodear. // Eu vejo a vida mais clara e farta. Repleta de toda satisfação; que se tem direito do firmamento ao chão. / Eu quero crer no amor numa boa e que isso valha pra qlq. pessoa. / Realizar a força que tem uma paixão. / Eu vejo um novo começo de Era. De gente fina, elegante e sincera; / Com habilidade, p/ dizer mais sim do que não …”.
Saber Ser: Algumas reflexões
A) A visão de Aristóteles sobre o Autoconhecimento: É curioso os seres humanos se conhecerem tão pouco. Às vezes, parece que nos recusamos a mergulhar dentro de nós mesmos, por medo do que poderíamos encontrar. Olhamos a nossa imagem no espelho, mas dificilmente dedicamos alguns minutos para refletir sobre como realmente somos. Todos nós temos algumas características que são difíceis de aceitar. Aceitar a si mesmo é o que Aristóteles chamou de: “vitória sobre si mesmo”. Saiba +++ .
B) A Criatividade e o Ser: Conforme Erich Fromm, no seu livro ‘Ter ou Ser’, o modo de “ser” em oposição ao “ter”, tem como requisitos independência, a liberdade e a presença da razão crítica. Significa renovar-se, evoluir, dar de si, ultrapassar a prisão do eu isolado, estar interessado, desejar, dar. O aprendizado do homem é um processo ativo no sentido de receber e reagir de maneira produtiva. Desse modo, o ser humano que aprende é aquele que desenvolve a atenção como processo vivo e exercita plenamente seu modo de ser. Segundo Fromm: “No modo de ter, quem aprende conserva o conteúdo do aprendizado na memória ou anotações. No modo de ser, o indivíduo produz ou cria sempre algo novo”.
C) Devolução do Ser: ‘O desafio de ser pessoa’. O termo ‘pessoa’ sempre foi muito usado, principalmente pelos gregos. ‘Pessoa’, no contexto grego, significa a máscara que o ator usava para interpretar no teatro. Eu tenho que ser eu. Uma pessoa só pode ser pessoa, se ela é dona de si. Nós temos que tomar posse do que somos. Quantas coisas você possui e ainda não tomou posse? O amor é a capacidade de descobrir no outro o que ele ainda não viu que tem. É como se você tivesse uma grande propriedade e não tivesse a capacidade de andar por ela para demarcá-la, e não a conhece na totalidade. Mas aos poucos vai sendo dono daquilo que já é seu. Ser pessoa é ser dono de você mesmo, e saber lidar com seu jeito de ser, de amar, de sentir, de pensar, de ter suas limitações e saber o que você pode. Saiba +++ .
D) As Três Dimensões da Competência: Já é bem massificado no mundo corporativo que competência é um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes/comportamentos. A famosa sigla CHA. São essas as três dimensões da competência: 1. Conhecimentos, 2. Habilidades e 3. Atitudes / Comportamentos. Esse conceito será abordado aqui, de uma forma um pouco diferente das diversas definições teóricas. Vamos trazê-lo para mais próximo das nossas práticas e do nosso dia a dia. Saiba +++ .
Outros 3 Post´s nossos abordam esta temática sob outros ângulos e visões: “Viver e buscar ser feliz” , “O que você quer ser quando crescer ?” e “Os problemas da Vida e a busca da Paz interior” .
- Tagged: aptidão, Aristóteles, atitude, CHA, comportamento, conhecimento, Crescer, Criatividade, emoções, Erich Fromm, Fábio de Melo, habilidade, Padre Fábio de Melo, Paz, pessoas, Problemas, Saber, Ser, Ter, Viver
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários