Sony, Akio Morita e Masaru Ibuka é nossa justa homenagem a uma Marca de tecnologia forte e aos homens-fortes que a conceberam. Akio Morita, em nossa opinião, foi um dos 5 gênios do séc. XX – ao lado de Henry Ford, Thomas Edison, Alexander Graham Bell e Steve Jobs, que revolucionaram a inovação tecnológica, impactaram a gestão empresarial, bem como moldaram novos modelos de negócio.
A Sony nasceu da parceria entre o visionário Akio Morita e Masaru Ibuka que era um engenheiro apaixonado por tecnologia e sonhava criar produtos inovadores.
Sony – breves vislumbres de seu nascimento
Fundada em Tóquio / 1946, c/ o nome inicial de Tokyo Telecom Engineering Corporation, a Sony nasceu da idéia genial de dois homens e, com ela uma grande amizade e parceria, entre Akio & Ibuka. Masaru Ibuka era engenheiro e Akio Morita era físico quando decidiram criar uma empresa de reparação e construção de equipamento eletrônico. Na época, investiram o equivalente a 190.000 ienes para criar uma empresa c/ apenas 20 funcionários. Inspirada pela personalidade dos seus fundadores, a missão da Sony de “fazer coisas diferentes, inovadoras e estar sempre um passo à frente dos outros” contribuiu, de forma decisiva, para a evolução do mercado eletrônico mundial e não é à toa que a Sony é líder em vendas, qualidade e gestão. Akio nasceu em 1921 com um destino predeterminado: ser o herdeiro do negócio de saquê da abastada família Morita. Contudo, entusiasmado pela música clássica ocidental e pelas revistas eletrônicas nipônicas, de que era assinante assíduo, o jovem desde cedo começou a interessar-se pela eletrônica. Por isso, optou por estudar física na Universidade Imperial de Osaka. Ibuka nasceu em 1908 em Tóquio. Ele se formou em Engenharia em 1933 pela Universidade de Waseda. Em 1945, ele deixou a empresa e fundou uma loja de conserto de rádios em Tóquio. Masaru Ibuka era um apaixonado pela tecnologia e sonhava criar produtos inovadores. Masaru Ibuka e Akio Morita se conheceram em 1944, quando trabalharam juntos no Centro de Pesquisa Naval Japonês. Morita havia sido admitido como tenente da Marinha e Ibuka era engenheiro-chefe da Companhia de Instrumentos de Precisão do Japão. Saiba +++8 Lições sobre Empreendedorismo de Akio Morita
1. Acreditar em si mesmo: Não deixe que as pessoas acabem com suas expectativas de como você deve agir. Akio rompeu com a tradição familiar para iniciar o seu negócio, sua família era uma das mais antigas e aristocrática produtora de saquê, e o resultado é uma das mais reconhecidas marcas na história. 2. Comece pequeno: O investimento inicial para criar Sony foi 350 dólares. Sua sede: um edifício semi-destruído pelos bombardeios da II Guerra Mundial. Morita recomenda: não se detenha pela falta de dinheiro ou aos presságios nefastos ao negócio: encontre sempre uma saída. 3. Escolher um bom nome: O nome original da Sony: Tokyo Tsushin Kogyo Kabushiki Kaisha (Tokyo Telecommunications Engineering Corporation). Demasiado longo para o ideário americano de quem pretendia inserir seus produtos no mercado. Rebatizou a empresa com uma combinação de sonus (som, em latim) e Sonny (um apelido usual no E.U.A.). Mais sonoro, mais claro e mais curto. Uma marca memorável, em diversas ocasiões, fazem toda diferença. 4. Confie no seu instinto: O sucesso inicial da Sony não foi por causa de uma pesquisa de mercado, se não a uma máxima de Morita: “Observe atentamente o modo como as pessoas vivem, obtenha um senso intuitivo do que eles podem e querem ter para ela.” 5. Não tenha medo de cometer erros: … mas não cometa o mesmo erro duas vezes. Quanto mais erros cometer, mais sábio será e, assim, acumulará mais experiências para romper novas fronteiras. 6. Produzir Qualidade: “A publicidade e promoção não sustentam um produto ruim ou inadequado”. 7. Ser diferente: Apesar do fim da II Guerra Mundial ser recente, quando abriu a primeira loja da Sony nos EUA, a entrada da loja foi decorada com uma bandeira japonesa. O resultado? Comentários, expectativas e muitos jornalistas. A originalidade e riscos produzem publicidade gratuita. Muitos não sabem, mas Akio foi um grande estrategista de Marketing. 8. Crie seu mercado: O triunfo acontece especialmente em nichos onde não há concorrência estabelecida. Morita criou produtos para mercados inexistentes e que foi a chave para o seu sucesso: Crie uma necessidade e satisfaça. Certa vez ele disse: “A curiosidade é a chave para a criatividade”. Saiba +++- Tagged: Akio Morita, Alexander Graham Bell, Henry Ford, Masaru Ibuka, Sony, Steve Jobs, Thomas Edison
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários