Autômatos ou Humanos ? Autômatos ou Pessoas Livres ? O título deste post refere-se a postura das pessoas no mundo atual e, certamente no Brasil. Pois Erich Fromm defendeu a tese que na presente busca do sucesso financeiro, ao lado da liberdade material conquistada ao longo da história do ocidente, os seres humanos se isolaram cada vez mais uns dos outros. Essa liberdade econômica, carregada de solidão, tornou-se motivo de medo e angústia, levando as pessoas a desejarem uma fuga psicológica de alienação, por meio de ilusões de “terem” algo ou de “pertencerem” a “uma tribo”, “uma corporação” ou grupo, que as façam sentir-se menos sós. Assim, se na antiguidade o perigo era os homens tornarem-se escravos, atualmente tornou-se o de serem alienados psíquicos, verdadeiros autômatos. Já o Dr. Marcelo Veras – no TEDx, em Volta Redonda / RJ, questiona sobre: “A loucura de ser normal ?”. E o Dr. Gabor Maté vai mais longe: “Seriam as doenças mentais, construções culturais ?”. E J. Cristo – o Mestre dos Mestres – ensinou o Caminho, a Verdade e a Vida em seu Evangelho, curtam o “Sermão da Montanha” ; são palavras de vida eterna com MUITAS orientações para um BEM viver. Se as pessoas sozinhas pudessem encontrar uma alternativa saudável a estes conflitos, haveriam de reconhecer a importância do outro nos vínculos de amizade, cooperação e solidariedade. Mas, a solidão e a impotência encontraram na indústria moderna artifícios da felicidade de consumo e estímulos para o rápido alívio psicológico da condição humana – que em seu dinamismo tende a procurar soluções de alguma forma, com possibilidades de satisfação, ainda que ao preço da violência, da neurose e servidão voluntária.
SERES HUMANOS ou AUTÔMATOS Modernos ?
Já pensaram que as doenças mentais podem ser construções culturais ? Gabor Maté sim. Ser humano é sentir emoções, desequilíbrios e eventuais estados de anormalidade. Nascido Jan / 1944, o médico canadense de origem húngara, é especializado no estudo e tratamento da toxicodependência e também é amplamente reconhecido por sua perspectiva sobre Transtorno de Déficit de Atenção e sua firme convicção na conexão entre mente e saúde do corpo. Ele é autor de quatro livros que exploram temas como TDAH, stress, psicologia do desenvolvimento e dependência. Ele é um colunista regular para o Vancouver Sun e o Globe and Mail. Saiba +++ .
E sobre a loucura de ser normal ? Interessante o depoimento de Marcelo Veras no TEDx Volta Redonda / RJ. Saiba +++ .
… e curtam um pouco mais as idéias de G. Maté. Saiba +++ . E também da sabedoria do Cristo: Saiba +++ .
Mais sobre Robótica e Automação: …
Autômatos modernos: O famoso mágico Houdini (1805-1871) ficou conhecido por criar autômatos para suas performances. O período de 1860 a 1910 é conhecido como “A Era de Ouro dos Autômatos”. Durante este período, muitas pequenas empresas dirigidas por famílias brilharam em Paris, enviando milhares de autômatos-relógios e pássaros mecânicos cantantes para todo o mundo. Estes mecanismos são hoje cobiçados por colecionadores, apesar de caros e raros.
Na Teoria da Computação: Formalmente, um autômato é definido como sendo um modelo matemático de uma máquina de estados finitos.Um autômato funciona como um reconhecedor de uma determinada linguagem e serve para modelar uma máquina ou, se quiserem, um computador simples. É usado, por exemplo, em editores de texto para reconhecer padrões. Um conceito fundamental nos autômatos é o conceito de estado. Este conceito é aplicado a qualquer sistema.
O Robô: é um dispositivo, ou grupo de dispositivos, eletromecânicos ou biomecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma ou pré-programada. Os robôs são comumente utilizados na realização de tarefas em locais mal iluminados, ou na realização de tarefas sujas ou perigosas para os seres humanos. Os robôs industriais utilizados nas linhas de produção são a forma mais comum de robôs, uma situação que está mudando recentemente com a popularização dos robôs comerciais limpadores de pisos e cortadores de gramas. Outras aplicações são: tratamento de lixo tóxico, exploração subaquática e espacial, cirurgias, mineração, busca e resgate, e localização de minas terrestres. Os robôs também aparecem nas áreas do entretenimento e tarefas caseiras. O termo robô tem origem na palavra checa robota, que significa “trabalho forçado”.
Para saber um pouco mais das idéias de Erich Fromm sobre esta temática, mais sobre autômatos ou robôs, clique nos links.
- Tagged: Automatos, desequilíbrios, emoções, Erich Fromm, escravidão, espiritualidade, Gabor Maté, Jesus, Liberdade, loucura, Marcelo Veras, Robôs, sentimentos, Sermão da Montanha
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários