A cidadania brasileira está em alta. Nunca na nossa história tantas pessoas foram tantas vezes à rua reivindicar por ética na política, fim da omissão da Câmara e do Senado, pelo fim da ditadura STF / TSE / e por seus direitos de cidadão. Estes saudáveis exercícios iniciados em 15 Março, 14 Abril e 16 Agosto de 2015; de lá para cá só aumentaram os músculos da cidadania e estão diluindo os venenos e as mentiras da Campanha Política de 2022, considerada a “mais suja da história” por conta das agressões entre candidatos, das mentiras (Fakenews) p/ chegar ao poder à qualquer custo e da desconfiança de fraude na contagem dos votos das urnas eletrônicas – processo liderado pelo TSE / A. Moraes. Uma autoridade que gerou grandes dúvidas éticas por ser 100% alinhado com o PT e o candidato vencedor (?).
CIDADANIA: CONCEITOS E INFORMAÇÕES
O que é Cidadania? Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país. O conceito de cidadania também está relacionado com o país onde a pessoa exerce os seus direitos e deveres. Assim, a cidadania brasileira está relacionada com o indivíduo que está ligado aos direitos e deveres que estão definidos na Constituição do Brasil. Curtam o Post: “Cidadania = Honestidade + Ação + Responsabilidade”.
Deveres do cidadão: 1) Votar para escolher os governantes; 2) Cumprir as leis; 3) Educar e proteger seus semelhantes; 4) Proteger a natureza; e 5) Proteger o patrimônio público e social do País.
Direitos do cidadão: 1) Direito à saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, lazer, entre outros; 2) O cidadão é livre para escrever e dizer o que pensa, mas precisa assinar o que disse e escreveu; 3) Todos são respeitados na sua fé, no seu pensamento e na sua ação na cidade; 4) O cidadão é livre para praticar qualquer trabalho, ofício ou profissão, mas a lei pode pedir estudo e diploma para isso; e 5) Só o autor de uma obra tem o direito de usá-la, publicá-la e tirar cópia, e esse direito passa para os seus herdeiros. Os bens de uma pessoa, quando ela morrer, passam aos herdeiros. Em tempo de paz,qualquer pessoa pode ir de uma cidade para outra, ficar ou sair do pais, obedecendo a lei feita para isso.
O que é Ética e Cidadania: Ética e cidadania são dois conceitos fulcrais na sociedade humana. A ética e cidadania estão relacionados com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes interagem uns com os outros na sociedade. Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, civitas que quer dizer “cidade”. Um dos pressupostos da cidadania é a nacionalidade, pois desta forma ele pode cumprir os seus direitos políticos. No Brasil os direitos políticos são orquestrados pela Constituição Federal. O conceito de cidadania tem se tornado mais amplo com o passar do tempo, porque está sempre em construção, já que cada vez mais a cidadania diz respeito a um conjunto de parâmetros sociais. Para maiores informações, acesse o site: Significados .
- Tagged: Brasil, cidadania, Ética, Ética na Política, Política
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários