Somente com configurações dinâmicas, boa conexão em banda-larga e redes bem planejadas, é que nossas instituições privadas ou públicas (escolas, hospitais e órgãos do Gov.) poderão contar com a internet como ferramenta eficaz no dia-a-dia de suas operações. Como este tema é muito amplo vamos enfocar no Post apenas a área de Educação Pública q vive num caos digital constante, por conta de: infraestruturas ineficazes, descaso com os investimentos / uso da tecnologia, além de graves falhas na governança de TI, pela não adoção das Boas Práticas COBIT e ITIL.
Estamos comprometendo gravemente a qualidade do ensino e o futuro de nossas crianças com metodologias didáticas ultrapassadas, ambientes de ensino pouco atrativos, pouco uso das tecnologias educacionais, falta de treinamento dos professores e infraestruturas mal planejadas e implantadas.
Configurações pouco dinâmicas na Tecnologia da Educação Pública brasileira:
Klaus Schlünzen Junior, professor livre-docente em informática e educação pela UNESP, diz que é necessário adaptar as práticas ao cenário de mudanças. Ele acredita q umas das soluções a serem adotadas é a criação de uma cultura de inovação dentro da sala de aula, que atualmente é formada por jovens altamente digitais, mas que ainda usam mal a tecnologia. “O que precisa ser entendido por professores é que existe uma necessidade enorme de passar de uma lógica de distribuição para uma outra comunicação e interação, que muda o foco do trabalho”, explica. Um dos maiores desafios da Tecnologia de Ensino está na questão do treinamento dos professores. Há uma dificuldade de determinar práticas docentes em tecnologias na educação é o caráter multi-facetado do tema. A grande interligação (…e até um pensar misturado) do tema Tecnologia Educacional, com educação à distância; faz com que existam grandes quantidades de trabalhos de uso da tecnologia educacional em cursos online e uma quase inexistência de publicação sobre a prática do professor, que precisa utilizar as tecnologias em aulas presenciais. Vejam a síntese de alguma notícias recentes sobre esta temática: Computadores estragam por falta de uso e de manutenção – Há máquinas compradas há 6 anos ainda encaixotadas; outras não são usadas pq. têm defeito. // Fonte: Jornal O Tempo / BH – 16 DEZ 14. Escola tem Biblioteca e Laboratório de informática, fechados para os alunos – A escola estadual Aristides de Castro, no Itaim Bibi, SP, tem sala de leitura e lab. de informática, mas alunos que estudam no local há quatro anos reclamam que nunca frequentam os ambientes. // Fonte: Blog – ultimosegundo.ig.com.br .. 30 ABRIL 2013 .. Vejam vídeo: … Desperdício de tempo em sala de aula ‘drena’ investimentos em educação – Especialista do Banco Mundial explica por que América Latina perde em média 1 dia por semana de aula. E como melhorar isso em curto e longo prazos ? // Fonte: … Cada dólar investido em tecnologia educacional exige U$ 9 em Treinamento – “Professor de Educação e Ciência da Computação de Stanford diz que compra de equipamentos é medida popular, mas muitas vezes gera desperdício”. A compra de computadores e, mais recentemente, tablet´s por governos é uma forma de desperdício de dinheiro. A afirmação q pode parecer de algum avesso à tecnologia, pelo contrário, é do professor da Escola de Educação / Depto. de Ciência da Comput. da Univ. de Stanford, Paulo Blikstein. // Fonte: Blog – ultimosegundo.ig.com.br .. 15.08.13 .. Leiam Artigo:.. Enfim, vivemos no Brasil atual, muitos descompassos entre Boas Práticas de TI na Educação; uma boa parte por problemas políticos, outra pela falta de mobilização social para o tema e, certamente, pela falta de parcerias público-privadas (estratégicas) c/ especialistas como a Phantosys – Multiplataforma Inteligente, como a FLIN – empresa Provedora de Serviços de TI & Acesso e o Instituto Login que trabalha com Tecnologia Educacional e treinamento de professores.- Tagged: CoBIT, Configurações, Flin, Instituto Login, ITIL, Klaus Schlünzen Junior, Phantosys, Tecnologia Educacional, Tecnologia na Educação, ultimosegundo.ig.com.br
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários