Os cidadãos e a sociedade brasileira estão em grande risco por conta do stress social pós-eleições 2022, da corrupção generalizada, da desordem política, da impunidade e inoperância de nossa Justiça x Polícia. Acumulam-se casos e mais casos de crimes por motivos fúteis cometidos contra crianças indefesas, jovens de várias idades (… creches, escolas, etc…); além de cidadãos q brigam no trânsito, com vizinhos, nas filas dos bancos; desentendimentos para os quais faltam estatísticas confiáveis para saber qual o percentual que termina em crimes mais ou menos violentos. Aquela sociedade pacífica e pacata dos anos 70, 80, 90 e primeira década do século XXI está se transformando num barril de pólvora explodindo num ritmo sempre crescente e, em vias de grande explosão. Enquanto isto a Saúde Pública (SUS) – outro ambiente sem estatísticas confiáveis; acumula casos de câncer, doenças degenerativas, psiquiátricas e toda ordem de disfunções psicossomáticas. Nem vamos falar da Educação Pública, onde as greves, a irritação dos professores e a agressividade dos estudantes entre si e contra os professores, são uma realidade predominante. Por conta de tudo isto estamos escrevendo este Post como alerta aos bons e desavisados cidadãos, principalmente os jovens e os idosos, que são muitos e não estão sabendo ser preventivos e/ou proteger-se deste momento delicado; desta conjuntura de caos social real.
SOCIEDADE / CIDADANIA BRASIL – 5 DICAS:
É fundamental protegermos nossa cidadania e o conjunto de nossos bons cidadãos (honestos, trabalhadores); pois há setores perigosos e armados (presidiários e criminosos à solta) que de forma violenta e hostil, protegem seus próprios interesses em detrimento do mérito e dos interesses sociais legítimos. Assim nossas “5 Dicas” para os bons cidadãos são:
1) Afaste-se do mal: Atenção, pois o MAL se apresenta a nós com diferentes nuances e formas. Ele pode estar nas palavras e inspirações de falsos amigos, pode estar contido no mau exemplo de outras pessoas, na fala do político(a), nas fofocas de colegas, nas mentiras em capas de jornal / revista / TV – como sensacionalismo que vende, nos ambientes que frequentamos, no trânsito, no ambiente de trabalho. Enfim, use o sexto-sentido para afastar-se sempre que pressentir o MAL; seja em situações, seja em pessoas ou nas falsas promessas cotidianas (dinheiro, lojas, seitas, etc…) – saibam mais, leiam o Post: “O amor e o Ódio” ; 2) Busque sempre o bem: Entendemos como BEM, desde os bons pensamentos, boas palavras, há todas às ações edificantes como estudar, trabalhar, praticar esportes, convívio familiar, ações comunitárias, praticar / ensinar bons exemplos, educar as crianças e os jovens, respeitar pessoas de todas as idades, etnias e gênero, ter um viver sustentável, respeitar a natureza e os animais. Ou seja, saber viver em sociedade, respeitando os limites individuais e, como regra de ouro: “Fazer ao outro o que gostaria que fizessem a você”. 3) Invista na sua saúde física e mental: Como disse o grande cientista e pensador Albert Einstein: “Viver é como andar de bicicleta: é preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio”. Logo, viver com alegria e saúde, é fundamental. E aqui não estamos falando apenas da saúde física mas, muito importante, da saúde mental; pois as pessoas em seu viver mundano vão adquirindo hábitos e condicionamentos que as levam à normose ou a egoesclerose, como teorizou o professor José Hermógenes de Andrade Filho. 4) Desenvolva a tolerância e a resiliência: Tolerância rima com paciência e a resiliência rima com perdão. Logo a prática destas duas posturas inteligentes e adequadas à época que vivemos, demonstra a maturidade, a sabedoria e protege a pessoa de muitos males. Publicamos há algum tempo atrás um Post que fala mais destas temáticas: 5 ATITUDES PARA UMA VIDA FELIZ 5) Mantenha foco em suas metas pessoais / familiares: Os valores pessoais e familiares são anticorpos fundamentais à violência e a corrupção reinantes em nossa sociedade. Esta quinta dica, é o grande “Alerta” para todos os cidadãos de bem que lutam por democracia e justiça social no Brasil da Dilma e do PT. Não somos vermelhos, a maioria de nosso povo é verde-amarelo – embora as eleições fraudadas não mostrem esta realidade. Assim, vamos reivindicar nas ruas à nossa cidadania brasileira e democrática, sem esquecer de nós mesmos e de nossa família. Leiam os Posts “CAOS NO BRASIL” , Política, Democracia, Justiça e Bem-Viver , Cidadania Ativa e “HOLOCAUSTO DA JUVENTUDE” que vão entender a que estou me referindo.
- Tagged: Albert Einstein, Cidadaos, professor Hermogenes, Vida
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários