A inspiração para este Post surgiu após a leitura de um artigo da HSM de 25.11.2009 – com o título acima, que chama a atenção para alguns mitos que cercam este assunto. Pesquisa com dezenas de empresas da Fortune 1000 mostra a relutância em levar a cabo iniciativas de sustentabilidade ambiental, por causa de equívocos sobre os seus custos ou benefícios.
EMPRESAS SUSTENTÁVEIS ESTÃO GANHANDO:
As empresas que adotaram a sustentabilidade de maneira eficiente e estão lucrando com isso. A fim de ajudar a levar cada companhia no caminho para a sustentabilidade, abaixo estão alguns dos mitos mais comuns ditos por empresas.
OS 8 PRINCIPAIS MITOS:
1. É um custo e não podemos bancar agora; 2. Precisamos de muito pessoal; 3. Não há dinheiro na sustentabilidade; 4. É só para as grandes empresas; 5. É principalmente para empresas B2C; 6. Se fizermos afirmações sobre a sustentabilidade, seremos acusados de greenwashing; 7. ONGs são nossos adversários; e 8. Não precisamos nos preocupar com a cadeia de abastecimento, porque não produzimos bens. Sobre este último item, observando uma grande empresa de softwares, descobriu-se que ele gasta bilhões de dólares em seus fornecedores, em tudo, desde computadores ao material de escritório para utilitários. Esta companhia pretende ser um líder em sustentabilidade, no entanto, tem ignorado a cadeia de abastecimento, porque acha que não é significativo para os seus objetivos de sustentabilidade. Com seu poder de compra, eles têm uma tremenda oportunidade para influenciar a cadeia de abastecimento e reduzir o impacto no ambiente.
EMPRESAS NÃO-SUSTENTÁVEIS VÃO PERDER:
Estes são apenas alguns dos muitos mitos vistos no trabalho com grandes e pequenas empresas. Tal como acontece com estes oito, há uma abundância de evidências para dissipar os mitos, mas a lição final é simples: as empresas que optam por fechar os olhos para os benefícios de se tornar mais sustentáveis estão se colocando numa posição de desvantagem competitiva e certamente vão perder no longo prazo, numa regulação do mercado.
- Tagged: Cadeia de valor, era do Conhecimento, Estratégias de Valor, Ética, Fortune 1000, HSM Management, Mitos, Sustentabilidade Corporativa
- 0
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Não há comentários