É justamente à distância do Ser (presente real) e do Vir a Ser (futuro/ ideal), que marca o grau de insatisfação, de existência incompleta e é nesse contexto q se revela a dimensão espiritual no Homem, de Transcendência. No coração humano, aninha-se um desejo profundo de busca ao desconhecido. O sentimento religioso é imanente no homem, isto é, já existe desde sempre e nunca houve um crescimento tão grande de seitas, templos, filosofias de vida, como busca de harmonia.
Um psicólogo social MASLOW diz que o homem busca a sua completude através da superação de algumas (5) necessidades básicas, por ex., à medida q o homem supera a fase: 1) SOBREVIVÊNCIA, (comida, casa, …) ele sente necessidade de … 2) SEGURANÇA (social, sair na rua/ afetiva, relacion. sólido,…) .. 3) REALIZAÇÃO (profissional vocacional …) … 4) ESTIMA (sentir-se importante/ valorizado pelo amigo, chefe, parceiro, …) … 5) AUTOREALIZAÇÃO q é ficar acima do plano do trivial da vida, o que é um “ideal transcendente”. Saiba +++ .

Por isso o ser humano é um ser que busca e de todas as questões q o homem levanta, 3 se destacam (de onde venho? Quem sou? Para onde vou?) Essas perguntas são fundamentais, pois dependendo de sua resposta, ela poderá determinar o modo de vida e a relação do homem com os outros seres. Por isso essas perguntas são feitas no singular e não no plural e dentre todas as respostas possíveis onde a Ciência responde com a evolução (Darwin), as religiões (como sopro Divino). Ao se interrogar; o homem abre possibilidade para que ocorra a Revelação, a Manifestação do Transcendente e por mais q nos perguntemos, ainda não há uma resposta humana, por quê ???
Acreditamos que algumas boas práticas humanas e pesquisas em algumas ciências e tecnologias como a: Alimentação Orgânica, Práticas de Meditação, avanços na Genética, nas pesquisas com Células-Tronco, na Nanotecnologia, em Medicações Inteligentes; possam ser decisivos à transcendência do gênero humano neste século XXI. Tudo, é claro, caso o  planeta Terra resista ao atual ritmo de superpopulação  e degradação  acelerada   da  Natureza. 

Quatro outros Posts abordam o tema, sob outras óticas: “Pessoa – Somos 4 dimensões em 1″Transcendência Humana ,  “O Poder da Compaixão”  e  “Excessos do Homo sapiens Pós-Moderno” .