As palavras Geometria e Balanceamento remetem de imediato nosso pensamento para a área de veículos, de carros. Mas no presente Post vamos usá-las num sentido metafórico e aplicado aos seres humanos. Nossa intenção com a palavra geometria é caracterizar os desajustes biológicos e fisiológicos dos seres humanos modernos; e com a palavra balanceamento o objetivo é evidenciar o quanto as emoções e as ansiedades predominam sobre à paz de espírito e o bem estar psicológico.
As imagens abaixo, criações do Leonardo Da Vinci e do Michelangelo, também num sentido metafórico, servem para lembrar da perfeição e da beleza com que Deus nos criou e que muitos de nós, no dia-a-dia, por problemas emocionais ou de autoestima, a destroem com excesso de comida, de bebida, de irritação, dos maus pensamentos, de remédios, drogas e vida sedentária. Os significados e mais informações sobre a arte de Da Vinci “O homem vitruviano” e de Michelangelo “A criação do homem”, serão descritas abaixo.
Geometria e balanceamento da vida:
Sobre a questão da Geometria da Vida; acreditamos que podemos manter ou obter uma boa saúde físico-fisiológica através de uma alimentação balanceada, exercícios físicos regulares (ginástica, Yoga, caminhada, bicicleta, etc…), por meio de medicinas alternativas (homeopatia, fitoterapia, acupuntura, medicina chinesa, etc…) e outras boas práticas como a meditação, o Tai-Chi-Chuan, a fé e a religiosidade. Certamente não consideramos saudável o excesso de refrigerantes, de bebidas energéticas, alcoólicas, de fast-foods e de comidas industrializadas, com gorduras trans e outras. Sobre a questão Balanceamento; acreditamos que podemos manter ou obter uma boa condição de autoestima, de bom humor e ausência de ansiedade pela prática das dicas acima, associadas ao lazer, aos bons pensamentos, a um baixo nível de estresse e um bom sono. Quando estamos saudáveis e de bem vida, nossos relógios biológicos estão em sintonia com a dinâmica dos dias, c/ as fases da lua e dos ciclos solares. Ao contrário nos sentimos ansiosos, estressados, com problemas de saúde física e mental. As temáticas acima, detalhadas, com maiores informações e detalhes, podem lidas em nossos 2 e-books / Trabalho & Vida.O significado da arte dos grandes mestres:
Leonardo Da Vinci – o nome “Homem vitruviano” deriva de um trabalho realizado pelo arquiteto romano chamado Marcus Vitruvius Pollio que apresentou um estudo matemático no século I a. C. Nesse estudo Vitruvius descreve, num Tratado de Arquitetura, as proporções ideais do corpo humano. Esse conceito do modelo ideal para o ser humano inspirou Leonardo Da Vinci que em 1490, com base na descrição de Vitruvius fez o famoso desenho. Nele, Da Vinci representou as proporções ideais do corpo humano masculino. As proporções são perfeitas e expressam o ideal clássico da beleza. As posições dos braços e pernas expressam quatro posturas diferentes, inseridas num círculo e num quadrado, ao mesmo tempo. Expressa o conceito da “Divina Proporção” que se fundamenta numa das leis que regem o equilíbrio dos corpos, a harmonia das formas e dos movimentos. E esse conceito pode ser estendido ao Universo como um todo. Assim, quando achamos algo bonito, harmonioso, significa que essas formas obedecem a uma regra geométrica especial chamada proporção áurea. Para esta pesquisa o Blog “Isso Eu Não Sabia !” ajudou muito. Michelangelo – uma das obras mais famosas de Michelangelo – A criação do homem, recebe destaque pelo conjunto de fatores que apresenta. Está pintada no teto da Capela Sistina, em Roma, ao lado de outras cenas concebidas na época do Renascimento. A Criação do homem (1511-1512) representa Deus criando Adão, que, segundo o Cristianismo, foi o primeiro ser humano. O estudo do corpo e do caráter humano são características da época. Percebe-se, comparando com questões contemporâneas de estudo do humano, que, ao traçar o corpo, Michelangelo reflete seu conhecimento sobre anatomia. Evidencia o volume delineando os músculos com arte no traçado das linhas e com o uso da perspectiva. Para esta pesquisa o Blog “Arte na Bagagem” foi decisivo.- Tagged: A criação da Vida, Balanceamento da Vida, Geometria da Vida, Homem Vitruviano, Leonardo Da Vinci, Michelangelo
- 2
Warning: A non-numeric value encountered in /home/u190732815/domains/escolatrabalhoevida.com.br/public_html/wp-content/themes/AegaeusWP/includes/theme-likes.php on line 72
0
Muito bem colocado a questão da sintonia entre homem e natureza. Se os alimentos industrializados estão cada vez mais presentes em nossos pratos, nosso corpo se distancia cada vez mais a entendê-los. Se nosso corpo não entende o que comemos, nossa ligação com a natureza começa a ser distanciada.
Se continuarmos a desprezar aquilo que vem da terra, e priorizar o que vem em caixas e latas, estaremos condenados a ingestão de substâncias quimicamente nocivas ao organismo. Infelizmente as prateleiras dos supermercados nos induzem cada vez mais com tais tipos de alimentos. Até as frutas e verduras estão cobertas de material tóxico, quando não modificadas geneticamente.
Comer bem é comer o que é saudável, e ser saudável é termos uma sintonia com o que é natural. A sugestão pode começar com uma horta no fundo de casa.
Muito inteligente e oportuno seu comentário. Amplia os alertas e dicas do presentr Post.
Muito obrigado !
Abs.
Sergio Kappel